O Manual de Identidade Visual é um guia técnico para uso dos padrões visuais e verbais na comunicação de uma marca. É essencial no processo de criação.
De forma equivocada, o manual de identidade visual costuma ser chamado de manual da marca ou brandbook. Na verdade ele é parte do brandbook. O manual da marca guia todo padrão de comunicação, e deve ser utilizado por todos colaboradores e parceiros. Já o Manual de Identidade Visual define os elementos técnicos para designers, redatores e analistas de marketing.
Benefícios do Manual de Identidade Visual
- Organizar
- Padronizar
- Facilitar o trabalho em equipe
- Promover o uso gráfico correto em campanhas
Modelo de Manual de Identidade Visual
Existem diversos exemplos de Manual de Identidade Visual, mas cada empresa pode ter seu próprio padrão. Veja um exemplo de informações que podem constar no manual
Identidade Visual
- Logo
- Aplicação de Logo
- Cores
- Tipografia
- Ícones
- Estilo fotográfico
- Filtros
- Grafismo
- Infográficos
- Exemplos de Uso
Tom de voz
- Comportamento
- Exemplos de frases
- Saudações
- Resolução de conflitos
Como cuidar do Manual de Identidade Visual
Algumas ações são esporádicas e outras recorrentes.
- Criar e manter atualizado.
- Deixar a disposição da criação interna e externa.
- Homologar campanhas e peças criadas.