O que é o manual de identidade visual?

O Manual de Identidade Visual, estabelece normas básicas por meio de regras claras e funcionais, para garantir a aplicação correta e consistente da Marca e elementos que compõem a identidade visual de uma empresa e/ou produto. Tem como objetivo preservar as propriedades visuais de uma Marca e facilitar a correta propagação, percepção, identificação e memorização da marca por parte do mercado.

A complexidade e o contexto de um Manual de Identidade Visual varia de acordo com as características e aplicabilidade da marca que representa. No entanto, é comum aparecer em todo Manual de Identidade Visual os elementos gráficos que compõem a Marca e sua identidade, variações de assinatura e cromáticas da marca, margem de segurança, tamanho mínimo, grade, aplicação da marca em diferentes fundos, aplicações a serem evitadas, tipografias da identidade e outros aspectos que sejam importantes para aquela marca.

A qualidade das informações, recomendações, especificações e normas contidas no manual, garante a força da marca e da identificação do público com o negócio/produto que representa. A utilização correta do manual, previne erros na aplicação da logo e na impressão de materiais corporativos, economizando tempo e dinheiro do projeto.